Biblioteca José de Sá Nunes possui segundo maior acervo municipal da Bahia

A Biblioteca Municipal José de Sá Nunes é o destino certo para os curiosos pelo conhecimento que podem ter acesso gratuitamente ao segundo maior acervo municipal da Bahia, com mais de 35 mil livros. Os títulos são divididos entre literatura brasileira, estrangeira, pesquisa acadêmica, leitura infantil e juvenil, espaço memorial com livros raros e livros em braile para garantir o acesso à literatura de toda a população de Vitória da Conquista. 

🔗 Clique para ver a foto original

Acervo Literatura Brasileira

De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, o espaço recebe leitores em busca de novas histórias. Com uma média de 700 empréstimos por mês, basta apresentar documento de identificação e comprovante de residência para retirar seu livro. O serviço é democrático e acessível, com o prazo de 10 dias e a possibilidade de renovação que busca garantir a rotatividade de leituras. 

A Biblioteca Municipal é um local de estudo, pesquisa,  lazer e encontros. Por isso, é palco de  diversos projetos culturais, como o lançamento de mais de 40 livros. Mas também de rodas de conversa, planos de inclusão social, debates acadêmicos e outras diversas atividades artísticas. O espaço tem ainda uma ligação com as escolas da zona urbana e rural de Vitória da Conquista, que realizam visitas para que os alunos tenham contato com os livros, etapa importante para a jornada de curiosidade das crianças.

A gerente da Biblioteca Municipal, Jeanne Marie, destaca a importância desse espaço para a cidade: “Muitas pessoas pensam que a biblioteca é apenas um espaço para você vir pegar um livro e ler. Mas os espaços de biblioteca têm uma função cultural para a cidade e vai além, ela é  também um espaço turístico. As bibliotecas têm essa importância na identidade, e se tornam também esse espaço de pertencimento. É essa a diferença de uma biblioteca como essa, em uma cidade com quase 400 mil habitantes. Aqui é um espaço de leitura, não só de livros, mas leitura de mundo”.

🔗 Clique para ver a foto original

Jeanne Marie com novos livros infantis

Neste ano, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), por meio da Fundação Pedro Calmon, realizou a entrega de novos 750 livros infantis para todas as bibliotecas públicas. Os livros são atualizados, coloridos, lúdicos, com papel de qualidade que permite uma melhor interação e estímulo à cognição do público alvo. 

Histórias

Desde 2024, Adriele Barbosa, universitária de Biomedicina, visita a Biblioteca Municipal semanalmente. “Eu comecei a ter o hábito de leitura com 12 anos, por conta dos meus pais que sempre me incentivaram. A maioria dos livros que eu li foi aqui da biblioteca. Ela tem um acervo muito grande, com livros para todos os gostos, sejam eles nacionais, internacionais, a gente conhece autores de várias regiões do mundo, a leitura nunca fica limitada”.

Adriele ainda conta que o espaço representa muito mais que as histórias: “É um espaço incrível, acessível para quem não pode pagar por esses livros, uma distração para o vício nas telas e um auxílio na formação de senso crítico também. Eu venho, no mínimo, uma vez por semana, e normalmente trago alguém comigo. Já apresentei a biblioteca para várias pessoas, é um momento de socialização, meu hobby preferido”, disse.

Com o diagnóstico de dislexia leve, Sol Costa, estudante de 17 anos, relata como a biblioteca auxilia em seu processo de aprendizado. “Para mim, a leitura nunca foi um hábito. Eu comecei a ler a um tempo atrás, e agora eu fiz uma carteirinha da biblioteca para poder voltar a ler. Eu sempre gostei muito de ler, e agora eu ainda tenho um motivo para sair de casa, para vir aqui, de vez em quando, e ler um livro. Eu percebi que com a prática da leitura eu consigo me concentrar mais, escrever mais, a leitura me ajuda de diversas formas”, concluiu.

Campanha de Doação de Livros

Neste mês de fevereiro, a Biblioteca Municipal José de Sá Nunes está realizando a campanha anual de doação de livros. A população pode realizar a doação de obras literárias para colaborar na construção e manutenção do acervo do município. Os títulos que ainda não compõem o acervo, serão incluídos na lista, e se por acaso repetidos, os exemplares são direcionados para instituições com espaço de leitura. O objetivo da campanha é a sustentabilidade, ao promover o cuidado com o meio ambiente, prolongando a vida útil dos livros e impedindo o descarte no lixo.

#CONQUISTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima