
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) definiu sua nova mesa diretora para o biênio 2026/2028. Um dos eleitos é o desembargador conquistense Josevando Souza Andrade, eleito 1º vice-presidente.
Josevando (segundo da esquerda para a direita)
A prefeita Sheila Lemos parabenizou a nomeação de Josevando, que ocorre dois anos após sua posse como desembargador do TJBA, ressaltando o orgulho para a cidade em ter um representante na alta corte do judiciário baiano. “É uma honra para Vitória da Conquista ter um de seus filhos ocupando a diretoria do órgão máximo da justiça estadual baiana. Dr. Josevando é um exemplo para seus conterrâneos e para a Bahia”, disse a prefeita
Instância superior do Poder Judiciário na Bahia, o TJBA é responsável por julgar recursos e causas de competência estadual, trabalhando em conjunto com as varas e comarcas do interior. Também coordena a remessa de processos para outros órgãos públicos, como o Ministério Público e a Defensoria Pública, além de buscar soluções para conflitos por meio de centros como o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).
O TJBA desenvolve diversas iniciativas, como programas para aproximar a comunidade acadêmica do tribunal (“Conhecendo o Judiciário”) e de acesso à justiça, além de implementar o Sistema de Processo Judicial Eletrônico (Eproc e PJe), que permite o acesso e acompanhamento de processos de forma digital.
Mesa diretora do TJBA para o biênio 2026/2028
Presidente: Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano
1º Vice-Presidente: Desembargador Josevando Souza Andrade
2ª Vice-Presidente: Desembargadora Heloísa Pinto de Freitas Vieira Graddi
Corregedora-Geral: Desembargadora Dinalva Laranjeira Pimentel
Corregedora das Comarcas do Interior: Desembargadora Cynthia Resende
Sobre Josevando Souza Andrade
Natural de Vitória da Conquista, o Desembargador Josevando Andrade é o primeiro conquistense a integrar o Tribunal de Justiça da Bahia. Com mais de 45 anos dedicados à magistratura, possui trajetória reconhecida pela experiência, equilíbrio e compromisso institucional, tendo atuado em diversas comarcas do interior e na capital, além de exercer funções de destaque na Justiça Eleitoral.




