Na noite desta quinta-feira (6), a Prefeitura Municipal ofereceu uma aula de revisão e preparação gratuita para os estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A ação, realizada no Boulevard Shopping, faz parte do projeto “É hora do Enem”, uma parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), por meio da Coordenação da Juventude, com o Zênite, a Faculdade Uninassau e o Boulevard Shopping.
A ação foi aberta a toda a população, que só precisou comparecer à praça de alimentação do shopping para assistir às explicações dos professores, que resolveram questões de provas anteriores como forma de preparar os estudantes para o conteúdo e a forma de abordagem do Enem.
Nesta primeira revisão, os temas debatidos foram Linguagens, Ciências Humanas e Redação, que fazem parte das provas do próximo domingo (9). No dia 14 de novembro será a vez das aulas de revisão de Matemática e Ciências da Natureza, temas do segundo dia de provas (16/11). As aulas contemplaram também dois distritos da zona rural (José Gonçalves e Bate-Pé). Além das revisões, a Prefeitura Municipal oferece transporte público gratuito para todos os inscritos no Enem.
Coordenador da Juventude, Luiz Augusto Cardoso destacou as diferentes atividades realizadas ao longo do ano para preparar os jovens do município para um momento tão importante. “Fechando com chave de ouro todas as ações da Coordenação da Juventude, voltadas para quem está se preparando para as provas do Enem. Esse ano, pela primeira vez, a Prefeitura ofereceu um curso preparatório gratuito, além do Enem Itinerante, que visitou os distritos de José Gonçalves e Bate-Pé, e hoje temos uma revisão aberta para toda a comunidade”.
Diretor da Uninassau, Davison Martins ressaltou a importância de os jovens terem oportunidades de pensar nas formas de ingressar na vida universitária, que é o objetivo de quem vai fazer o Enem. “Ficamos muito felizes em poder participar desses projetos. Desde cedo, abraçamos a causa. Nós, que somos do meio universitário e acadêmico, entendemos a importância para os alunos de participar desse momento, tirar suas dúvidas, entender mais do processo. Buscamos também mostrar o universo universitário para eles, abordar a questão profissional, qual é o curso que eles vão escolher para seguirem a carreira”.
- Davison
- Rafael
Para o professor de História, Rafael Almeida, as revisões finais ajudam os alunos tanto a fixar o que foi aprendido quanto a elaborar estratégias para a resolução das questões. “Em 2024 e 2025, a gente vivenciou alguns eventos históricos muito importantes e também algumas datas comemorativas, como os 200 anos da 1ª Constituição do Brasil, e alguns desses temas provavelmente estarão na prova. Nesse momento final eu sempre recomendo para os alunos bastante calma, e acredito que na véspera da prova um descanso é necessário, pra você chegar mais preparado”.
O professor também deu dicas para os estudantes quanto à resolução das questões: “O candidato deve estar sempre atento à Teoria de Resposta ao Item (TRI). Na prova, você deve priorizar questões mais fáceis, porque elas acabam tendo um impacto maior na sua nota final pelo critério da coerência. De nada adianta você acertar as questões difíceis e errar as fáceis, porque o Enem vai considerar que você ‘chutou’, o que vai prejudicar sua nota”.
Dezenas de estudantes compareceram à aula de revisão para uma última conferida no que foi estudado, além de uma forma de lidar com a ansiedade pré-prova. “Tô com medo, mas confiante de que me sairei bem. Participei do Projeto Conquistar, aprendi muito com professores maravilhosos, por isso a confiança”, afirmou a estudante Ana Clara Gouveia, de 17 anos. Já Ana Júlia, de 18 anos, também está trabalhando a ansiedade. “Desde o ano passado essa ansiedade acompanha a gente, mas sinto que vamos conseguir uma boa nota. As aulas e revisões deixam a gente mais preparadas pras provas”. Já Lavínia Prado, 17, agradeceu pelas oportunidades oferecidas pela Coordenação da Juventude: “O Projeto Conquistar ajudou muito ao longo do ano, porque a gente estuda em casa, mas ter os professores qualificados faz muita diferença”.
Projeto Conquistar
Desde o mês de abril o Governo Municipal ofereceu um curso pré-vestibular gratuito para jovens de baixa renda. O “Projeto Conquistar”, também vinculado à Coordenação da Juventude, atendeu cerca de 230 inscritos das zonas rural e urbana. Os estudantes tiveram acesso a aulas, simulados preparatórios e finalizaram as atividades com uma aula itinerante por importantes pontos de Vitória da Conquista.









