
Nesta quarta-feira (11), o Comando da 6ª Região Militar do Exército, juntamente com a Defesa Civil Municipal, iniciou a etapa de vistoria dos caminhões cadastrados para atuar na Operação Pipa 2026-2027, que visa garantir o abastecimento de água potável nas áreas mais áridas do país. Em Vitória da Conquista, apenas 13 veículos estão habilitados para atender a demanda, mas o cadastramento para novos caminhões segue aberto até 2027.
O cadastramento visa a contratação de prestadores de serviço para a coleta, transporte e distribuição de água potável no semiárido nordestino. Com início programado para março de 2026, a Operação Pipa terá sua execução estendida até 28 de fevereiro de 2027, tendo como objetivo principal garantir que as comunidades rurais de Vitória da Conquista, especialmente as mais afetadas pela seca, tenham acesso à água potável.
Segundo a coordenadora da Defesa Civil Municipal, Rosângela Freitas, a operação é crucial, principalmente com a previsão de renovação do decreto de estiagem para o mês de março. “Infelizmente, as chuvas recentes não foram suficientes para garantir água potável em todas as localidades, e precisamos reforçar com a Operação Pipa em regiões onde a escassez hídrica é maior, a exemplo de José Gonçalves e Bate-Pé”, afirmou.
Cadastro e Credenciamento
O credenciamento para novos caminhões é realizado exclusivamente de forma on-line, por meio do link: http://ebpipa.7rm.eb.mil.br.. Os interessados devem disponibilizar a documentação necessária, conforme as diretrizes estabelecidas no Edital de Credenciamento nº 01/2025-2026.
Em caso de inoperância da plataforma virtual, a documentação poderá ser enviada via e-mail para credenciamento.pipa.6rm@gmail.com, ou ainda entregue fisicamente no 19º Batalhão de Caçadores, em Salvador, BA.
Atendimentos na Defesa Civil
A Defesa Civil Municipal de Vitória da Conquista está à disposição para orientar e auxiliar aqueles que tiverem dúvidas sobre o processo de cadastro e credenciamento. Os interessados podem obter informações na sede do órgão, localizada na Rua dos Andrades, 115, Centro, ou pelo WhatsApp (77) 98856-5070.







