Famtour em Iguaí estimula comercialização de novas experiências turísticas no destino

O município de Iguaí, conhecido como o “paraíso das cachoeiras”, na zona turística Caminhos do Sudoeste, recebeu 23 operadores, agentes de viagens e guias de turismo de Salvador, entre quinta-feira (11) e sábado (13). Eles participaram de uma viagem de familiarização (famtour) para conhecer a infraestrutura e os principais atrativos disponíveis no destino. A ação, organizada pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), em parceria com a Prefeitura Municipal, integra o programa de interiorização de roteiros, para a oferta de novos produtos e experiências aos visitantes, nas 13 zonas turísticas da Bahia.

Os profissionais saíram de ônibus da capital e percorreram as rodovias BRs 324 e 116 e BA 262, durante oito horas, até o desembarque no território de Iguaí, que é cercado por rios, vales e serras, abrigando cerca de duas mil nascentes e 180 quedas d’água.  O roteiro incluiu visitas ao Hotel Fazenda Ester, ao Balneário Beach Park Paraíso e às cachoeiras Cai N’Água, Dona Dió, da Bequeira e do Dino, esta última a mais famosa, com 60 metros de altura. Além dos atrativos naturais, eles tiveram experiências gastronômicas, com degustação de queijos, doces e chocolates produzidos na região.

“A presença de vocês aqui é um diferencial. Essa análise ajuda não só a avaliar, mas também a orientar, porque, muitas vezes, quem está inserido no turismo não percebe determinadas necessidades. Participamos de eventos fora do município, o que desperta o interesse das pessoas em conhecer Iguaí”, declarou Fátima Novaes, proprietária da loja Delícias da Nina, que comercializa doces, geleias, pimentas e antepastos artesanais.

“Iguaí foi uma experiência muito positiva e estratégica. A região tem um potencial turístico real, com muitas belezas naturais, um clima acolhedor e identidade cultural própria. Destaco também o trabalho dos empreendedores locais, especialmente, na produção de queijos e doces”, completou a agente Itana Galdino, da São José Tour.

Para o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens na Bahia (Abav-BA), Rogério Ribeiro, que acompanhou o grupo, “realizar famtour gera negócios e capacita os nossos profissionais, que estão satisfeitos com a sensibilidade do Governo do Estado em desenvolver o turismo no interior da Bahia”.

O prefeito de Iguaí, Davi Macedo, ressaltou a parceria com a Setur-BA, em qualificação dos serviços turísticos, estruturação de roteiros e promoção do destino em feiras do setor. “Somos uma cidade com menos de 30 mil habitantes e, sem o apoio do Estado, fortalecer o turismo local seria um desafio ainda maior. Por isso, essa união de esforços é fundamental para a geração de emprego e renda. Além disso, a divulgação e a infraestrutura são essenciais, porque o turista quer conhecer os atrativos, mas também espera ser bem recebido”.

#BAHIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima