
Além dos atendimentos em fisioterapia e ortopedia, a Clínica Municipal de Reabilitação Dr. Sebastião de Castro, administrada pela Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista, passou a ofertar, semanalmente, consultas ginecológicas. O novo serviço amplia a rede de cuidados oferecidos pela Fundação, fortalecendo a atenção à saúde da mulher no município.

Atendimento na Clínica Municipal de Reabilitação
Segundo a ginecologista Dinah Leão, no local estão sendo realizados atendimentos clínicos ambulatoriais voltados ao cuidado da saúde íntima, com foco no acompanhamento de rotina para o rastreamento de possíveis doenças ginecológicas. Também são oferecidos tratamentos para comorbidades comuns à saúde da mulher, além de orientações sobre métodos contraceptivos e outros cuidados preventivos. “Durante a consulta, conversamos para conhecer o histórico de saúde da paciente, realizamos a avaliação física e, quando necessário, solicitamos exames, como o preventivo (Papanicolau)”, detalhou.
O serviço conta com a participação de internos do curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e residentes de Ginecologia da Fundação, que atuam sob supervisão médica, realizando triagem e contribuindo para um atendimento mais completo. A paciente Gidá Diomondes, atendida recentemente, elogiou a iniciativa. “O atendimento é excelente, desde a triagem feita pelos residentes até a consulta com a médica. Além disso, como a Clínica fica no Centro da cidade, facilita bastante!”, destacou.
- Equipe médica
- Gidá Diomondes
Para a diretora-geral da Fundação, Ceres Almeida, a inclusão do atendimento ginecológico na clínica representa um avanço. “Estamos ampliando a oferta de serviços especializados, garantindo que mais mulheres tenham acesso a consultas de prevenção, diagnóstico e tratamento, sempre com qualidade e cuidado humanizado”, afirmou.
Os atendimentos acontecem às terças-feiras, no turno vespertino. As consultas são realizados mediante agendamento prévio pela Central de Marcação, garantindo organização e melhor fluxo para as pacientes.