
Nesta quarta-feira (17), o prefeito em exercício, Aloísio Alan, se reuniu com o atleta Rogério Nogueira (Minotouro), representantes do Instituto Irmãos Nogueira, e com o secretário municipal de Esportes, Chico Estrela. E como desdobramento deste encontro, o secretário municipal de Educação, Edgard Larry, recebeu, em seu gabinete, o presidente do Instituto Irmãos Nogueira, Renan Schineider, e o diretor comercial, João Grillo, na tarde de hoje.
O objetivo principal das reuniões foi tratar dos próximos passos da parceria existente entre a Prefeitura e a instituição. Minotouro apresentou a proposta do material pedagógico “Corpo em Movimento”, voltado para a Educação Física que aborda várias práticas esportivas como regras, história, personalidades. O governo verá a possibilidade de adquirir o material para distribuição nas escolas municipais.
Prefeito em exercício, Aloisio Alan ressaltou a importância da prática esportiva para o desenvolvimento dos alunos, o que tem um impacto positivo na educação municipal. “Nossa cidade tem muito orgulho dos irmãos Nogueira e agradeço essa disponibilidade de vocês trazerem esse importante projeto para nossa cidade. Agora, também trazendo um excelente material didático, educação continuada para que as crianças possam crescer com respeito e disciplina”, afirmou.
“É muito importante esse intercâmbio junto com os Irmãos Nogueira, porque nada melhor do que as artes marciais para ensinar a disciplina aos alunos. É muito salutar essa parceria, e é como eu sempre digo, Vitória da Conquista é a terra de Minotauro e Minotouro, e a gente precisa mostrar para o Brasil e para o mundo que nós temos esses filhos aqui na nossa cidade, além de muitos outros que estão sendo formados por essa iniciativa fantástica”, disse o secretário Chico Estrela.
Atualmente, por meio do projeto “Esporte para Além das Fronteiras”, 300 alunos matriculados nas escolas municipais Lycia Pedral, Cláudio Manoel da Costa, Carlos Santana, Mãe Vitória de Petu, Mário Batista e Cmei Edna Gomes Ribeiro têm aulas de muay thai e de boxe, no bairro Panorama. O secretário de Educação afirma que a Smed trabalha para ampliar o Projeto Esporte para Além das Fronteiras. O próximo núcleo funcionará na Escola Municipal Batista Peniel e irá beneficiar também os alunos da Zica Pedral, Maria Célia Ferraz e Caic. “A secretaria cede o espaço, instrutores, e toda logística para os alunos da Rede Municipal de Educação”, explicou o secretário de Educação, Edgard Larry.
Segundo Larry, ficou decidido que haverá um novo encontro em novembro para apresentar o material “Corpo em Movimento” do Instituto Nogueira ao Núcleo Pedagógico e então verificar a viabilidade de distribuição no próximo ano.
Além das artes marciais ensinarem métodos importantes como a disciplina, o método do instituto exige a frequência em sala de aula para permanência nas aulas de luta, gerando assim um impacto positivo no histórico escolar dos alunos. O ex-lutador de MMA, Rogério Nogueira, afirmou ter orgulho das conquistas até aqui com o projeto e relembrou a necessidade de mais crianças terem acesso ao esporte e à educação que o esporte traz.
“Com esse projeto, fomos reconhecidos, pelo UFC, com o melhor projeto social do ano. Nós fizemos o melhor projeto, tendo recebido aqui o Troféu do Hall da Fama do ano passado. É um projeto que a gente tem muito orgulho, assim como temos muito orgulho de ser conquistense, de estar trazendo aqui para Vitória da Conquista essa iniciativa. Era um sonho que a gente tinha desde criança poder estar fomentando o esporte aqui. O esporte muda vidas, traz disciplina, caráter, modéstia, autocontrole, e é muito importante expandir para outras crianças”, disse Minotouro.
Também estava presente na ocasião o secretário da Casa Civil, Coronel Ivanildo da Silva.
Matéria relacionada: