A programação do Natal Conquista de Luz, na noite deste sábado (27), transformou a Praça Tancredo Neves em um palco de encontros entre o sagrado e o rock, unindo a tradição milenar do Terno de Reis ao ritmo vibrante do pop-rock nacional e internacional, com um repertório das décadas de 70, 90 e início dos anos 2000
A abertura da noite, às 19h, ficou por conta do Terno de Reis Deus é Brasileiro. Sob o comando do Mestre Manuel de Jesus, o grupo trouxe a ancestralidade da “Folia” para o centro da cidade. Com três décadas dedicadas ao resgate dessa tradição herdada do avô, Manuel reforça o papel cultural do grupo.
- Manuel de Jesus
- Terno de Reis Deus è Brasileiro
“Esse terno vem de muitos anos, principalmente do meu avô. Eu resgatei a tradição há 30 anos e aqui no Natal já participamos há mais de uma década”, conta o mestre. Ele explica que, embora a jornada oficial nas casas aconteça de 1º a 6 de janeiro, a apresentação no Natal é uma vitrine essencial”.
Para o público, a presença dos ternos é um resgate da própria identidade. Selma Souza, moradora do povoado de Duas Vendas, não escondeu a emoção ao acompanhar o grupo. Mesmo tendo mudado de religião, ela faz questão de manter o vínculo com a cultura que aprendeu com os pais.
“É coisa de infância, já vem de pai e mãe. Eu fico muito feliz de ver. A decoração está linda, o trabalho da Prefeitura está muito bom, mas com o terno… ah, com o terno fica melhor ainda!”, celebrou Selma.
Música e Inovação na Carreta da Cultura
Às 20h30, o clima mudou para a nostalgia dos clássicos com a Banda Flash 80. O grupo subiu ao palco da Carreta da Cultura, um novo equipamento itinerante que tem sido um diferencial na programação do Natal Conquista de Luz.
- Flash 80
- Haeckel França
O vocalista da banda, Haeckel França, destacou a alegria de tocar “em casa” e a satisfação de estrear o novo palco móvel:”É uma satisfação imensa. Ficamos felizes de estar novamente nesse palco, agora experimentando a novidade que é a Carreta da Cultura. É um equipamento importante por ser itinerante, pode estar aqui, em outra praça, em qualquer lugar”, pontuou.
Sobre o repertório, o músico garantiu uma viagem no tempo que vai além do nome da banda. “Passeamos pelas décadas de 70, 90 e início dos anos 2000, sempre na linha do pop-rock nacional e internacional”, completou Haeckel.
O Natal Conquista de Luz segue com programação gratuita na Praça Tancredo Neves, unindo iluminação cênica, religiosidade e shows musicais para toda a família conquistense e visitantes até o dia 6 de janeiro.














