
As secretarias municipais de Educação (Smed) e da Transparência, Controle e Prevenção à Corrupção (STPC) anunciaram que já está sendo finalizada a segunda edição do Prêmio Selo de Transparência Caixa Escolar. Em reunião realizada na última segunda-feira (8), no gabinete da Smed, foram definidas as premiações e a data de entrega, que será novamente na Jornada Pedagógica.
Após a primeira etapa realizada pela Smed, a segunda está chegando ao final. A STPC faz a análise dos documentos e realiza visitas às instituições. Ao todo, 15 escolas são finalistas divididas por blocos – ou seja, cinco da zona urbana, cinco da zona rural e cinco Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) ou creches.
-
Edgard Larry
-
Mateus Novais
Para o secretário municipal de Educação, Edgard Larry, a disputa pela obtenção do Selo ficou mais acirrada neste ano. “Estamos verificando uma preocupação cada vez maior dos nossos gestores em cuidar dos recursos públicos. Isso demonstra o comprometimento dos servidores com uma educação de qualidade, o que envolve a transparência no uso dos recursos”, avalia Larry.
“Temos esta parceria com a STPC para este Selo e renovamos, porque assim tem sido a nossa gestão, com trabalho, investimento e seriedade para melhorar o serviço prestado à comunidade”, acrescenta.
O secretário da STPC, Mateus Novais, observa que a entrega do Selo já começa a se tornar tradição no município. “Mais do que um prêmio, a proposta é para que as escolas aumentem o controle e melhorem a execução dos recursos aplicados por meio dos Caixas Escolares. Verificamos que está acontecendo isso nas unidades de ensino”, defende Mateus.
Sendo assim, já se pensa nas próximas edições. “A avaliação já está e vai ficar mais rígida. As escolas entenderam melhor como é esta avaliação, os critérios, e agora começamos a pensar em criar mais mecanismos de apuração, porque começam a acontecer empates. Muitos se adequaram visando o Selo e pretendemos criar critérios para melhorar a avaliação”, concluiu.