
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), apoia e realiza esta semana dois eventos em alusão ao Dia Nacional de Combate à Intolerância: a Alvorada dos Ojás, na noite de terça-feira (20), na Praça Tancredo Neves, e o II Encontro Inter-Religioso, na quarta-feira (21), a partir das 9 horas, no Centro Integrado dos Direitos Humanos (CIDH).
A Alvorada dos Ojás é promovida anualmente pela Rede Caminho dos Búzios, com apoio do Governo Municipal. Neste ano, a atividade chega à 13ª edição e acontece a partir das 20 horas, na Praça Tancredo Neves.
Durante a alvorada, representantes do povo de santo amarram tecidos brancos nas árvores da praça, em um gesto simbólico que expressa o desejo de paz, respeito e tolerância entre todas as religiões, sejam elas de matrizes africanas, cristãs ou de outros credos. Os tecidos, conhecidos como ojás, representam a paz e o respeito, além de representarem uma forma de enfrentamento ao racismo religioso.
II Encontro Inter-Religioso
O II Encontro Inter-Religioso é uma iniciativa da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial (Coopir) e ocorre em alusão ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, data que representa um marco na promoção da liberdade de crença e no fortalecimento da convivência democrática no Brasil. A ação simboliza a luta contra todas as formas de discriminação religiosa e reafirma o compromisso do Governo Municipal com a laicidade e o respeito às diferenças.
O evento contará com uma apresentação inicial, com a presença de autoridades municipais e lideranças religiosas, seguida de uma palestra que irá abordar o conceito de Estado laico e o dever constitucional de proteção à liberdade de culto e de crença.
A data também faz referência à memória da yalorixá Gildasia dos Santos, que faleceu no dia 21 de janeiro de 2000, após sofrer agressões morais motivadas pela intolerância religiosa. As violências sofridas comprometeram sua saúde, levando ao seu falecimento e transformando seu caso em um símbolo da luta contra o preconceito religioso no país.
A palestra magna será mediada pelo professor e pesquisador Ricardo Pereira, bacharel em Direito, graduado em Letras e doutor em Memória pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Ele também é o criador e primeiro presidente da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa da OAB Subseção de Vitória da Conquista. O encontro contará com representantes das religiões católica, evangélica, espírita e de religiões de matriz africana.





