

Construção da UBS Jardim Valéria III
Com o objetivo de melhorar e ampliar o atendimento no âmbito da atenção primária em Vitória da Conquista, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já iniciou, desde agosto, as obras de mais duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que irão atender as comunidades do Vila Elisa e do Jardim Valéria III.
As duas unidades são de porte I, ou seja, tem capacidade para abrigar uma equipe de saúde da família composta por médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem, auxiliar administrativo, agentes comunitários de saúde e uma equipe de saúde bucal composta por um cirurgião dentista e auxiliar de saúde bucal. A obra de cada unidade está orçada em um milhão de reais e será disponibilizada pelo Governo Federal por meio do Novo PAC.
As duas UBS contarão com uma estrutura de três consultórios, um consultório odontológico, cinco banheiros, sala de recepção, sala de procedimento e coleta, sala de vacina, sala de curativo, sala de inalação, sala de atividades coletivas, sala de gerência, estocagem e dispensa de medicamentos, almoxarifado, expurgo, sala de esterilização, depósito de material de limpeza (DML) e três depósitos de resíduos.
Segundo a secretária de Saúde, Fernanda Maron, com as novas unidades, as duas equipes que atualmente atendem em espaços provisórios, Jardim Valéria III, em imóvel alugado, e Vila Elisa, em espaço cedido pela Associação de Moradores, a população contará com atendimento qualificado. “Ganha a população e também as equipes de saúde que terão melhores condições de trabalho em um ambiente projetado para o atendimento em saúde”, explicou Fernanda.

UBS Vila Elisa
A diretora de Atenção Básica, Taíse Alcantara, explica que na UBS Vila Elisa será possível a implantação de uma equipe de saúde da família e uma equipe de saúde bucal após a entrega da unidade. “Atualmente, o atendimento é realizado por uma equipe de Atenção Primária (médico, enfermeiro e técnicos). Quando entregarmos a unidade, será implantada uma equipe de saúde da família, que incluirá também o atendimento odontológico com a equipe de saúde bucal para essa comunidade”, ressaltou.
A previsão de conclusão das duas unidades é de oito meses, com prazo previsto de entrega em junho de 2026.