
O Conselho Municipal de Juventude (COMJUV) realizou, na tarde desta segunda-feira (19), a primeira reunião do ano. Com o objetivo de alinhar o planejamento das atividades e discutir ações voltadas para o ano de 2026. O encontro, realizado no auditório da SMDE, reuniu representantes do poder público e da sociedade civil.
A pauta da reunião incluiu a discussão do cronograma de ações do Conselho Municipal de Juventude para 2026, além da apresentação do calendário de ações da Coordenação Municipal da Juventude, fortalecendo a integração entre o Conselho e a gestão municipal.
Durante a reunião, foi definida a criação dos Grupos de Trabalho (GTs) e de seus respectivos eixos temáticos, que irão nortear a atuação do Conselho ao longo do ano. Os GTs irão desenvolver ações nas áreas de educação, cidadania e desenvolvimento, cultura e diversidade, saúde e meio ambiente.
De acordo com a vice-presidente do Conselho e representante da sociedade civil, Fabrícia Ferreira, o planejamento antecipado é fundamental para garantir a efetividade das políticas públicas de juventude e ampliar a participação dos jovens nos espaços de decisão do município. “A reunião de hoje, em especial, é importante porque fortalece a organização interna do Conselho, demonstra comprometimento dos conselheiros e assegura que as ações não fiquem apenas no campo das ideias, mas sejam efetivamente colocadas em prática”, declarou a representante.
Lais Narjara, representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento SocialPara Lais Narjara, representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a atuação articulada entre o poder público e a sociedade civil é fundamental para o fortalecimento das ações previstas para 2026. “A criação dos Grupos de Trabalho (GTs) tem como objetivo qualificar o trabalho do Conselho, ampliando o diálogo com outras entidades e atores sociais e contribuindo para a construção coletiva de políticas públicas voltadas à juventude” afirmou a conselheira.
O Conselho Municipal de Juventude é um espaço de diálogo entre o poder público e a sociedade civil, atuando na formulação, acompanhamento e avaliação das políticas públicas voltadas aos jovens. As discussões realizadas na primeira reunião do ano servirão como base para a execução das ações previstas para 2026, reforçando o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento das políticas públicas de juventude.







