Smed promove mais uma semana de formação para professores, coordenadores e gestores

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) promoveu mais uma semana de formação para os servidores da pasta. Realizada no Centro Municipal de Formação Educacional Prof. Raymundo Vianna, desta vez foram contemplados os professores do 2° e 5° ano, com o Programa Educar Pra Valer (EPV). Os coordenadores e gestores receberam orientações sobre o Diário de Classe Digital (DCD),bem como os professores de História dos anos finais. O Comitê Gestor Cidade Empreendedora também usou o espaço para curso de formação.

Educar Pra Valer – Segundo a articuladora do EPV na Smed, Séfora Barros, a formação foi mais um movimento em prol das avaliações externas que serão realizadas ainda este ano. “Fechamos esta parceria com o EPV voltada para uma mentoria com o nosso público-alvo, que são os alunos do segundo e quinto ano”, afirmou Séfora.

“Iniciamos na segunda-feira e terça com os professores de quinto ano, oito horas de formação. Na quarta, quinta e sexta com professores do segundo ano e coordenadores”.

Além de trabalhar as práticas de sala de aula, a formação também foi direcionada às habilidades que serão contempladas nas avaliações externas.

Heldeana Carvalho, representante da Lyceum Consultoria – que é parceira do EPV – acrescentou que o foco foi dado na qualificação do trabalho do professor em sala de aula. “Olhando para a rotina, os resultados de aprendizagem da criança, para compreendermos dentro do processo o que os professores já fazem muito bem, mas que podemos qualificar para contribuir, como a alfabetização especificamente no segundo ano”.

Para a professora Lúcia Marlene, do 2° Ano da Escola Municipal Zulema Cotrim, momentos de formação como este são importantes, “porque vamos reavaliar o que está dando certo, o que vai continuar neste mesmo caminho e o que achamos que precisa ajustar de acordo com o que nos é passado”.

Ainda segundo a professora, “ajustamos para encontrar o caminho certo para ajudar nossas crianças a se desenvolverem e avançarem neste processo ensino e aprendizagem”.

Diário de Classe Digital – Conforme a coordenadora da Legalização Escolar, Carmen Freitas, a formação deu continuidade à primeira, que foi realizada em agosto, com gestores e coordenadores. “Hoje foi para tirar dúvidas em relação ao sistema, acesso, perfil, funcionalidades, tanto do diretor quanto do coordenador”, disse Carmen.

Pela manhã, foram reunidos os profissionais das creches e os da Zona Rural. À tarde, foi a vez dos da Zona Urbana.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação da Smed, Jhonattas Garófalo Ferraz, o sistema já está pronto. Porém, continuam sendo feitos ajustes, conforme as necessidades de diretores e professores para facilitar ao máximo a usabilidade.

Jhonattas explicou que “todos os professores, coordenadores, diretores e secretários têm o acesso, que é único e pessoal”. O coordenador explicou ainda: “Não pode ser compartilhado com ninguém. Tudo conforme a Lei Geral de Proteção de Dados, organizado e sem preocupações”.

Roseli Aparecida da Silva, diretora da Escola Municipal Euclides da Cunha, localizada em São Sebastião, parabenizou a Prefeitura de Vitória da Conquista pela iniciativa. “Para nós, é de grande valia. O acesso é muito tranquilo, cada professor e funcionário tem sua senha, seu login. Traz grandes benefícios. Estamos na era digital e temos que acompanhar esta evolução. É bem tranquilo, muito adaptável à nossa realidade”, observou a gestora.

Comitê Gestor Cidade Empreendedora

Comitê Gestor Cidade Empreendedora

Comitê Gestor Cidade Empreendedora – O terceiro encontro formativo foi realizado na última sexta-feira (12), também nas dependências do Centro de Formação Educacional Prof. Raymundo Vianna. O consultor de Políticas Públicas do Sebrae, Ricardo Marques, informou que a proposta é organizar uma estrutura que possa permanecer como fomento aos pequenos negócios locais, a partir do programa Cidade Empreendedora – que é um a parceria entre Vitória da Conquista e o Sebrae. “A ideia é criar um plano de ação com prioridades, para que possamos fomentar a economia local e os empreendedores locais, principalmente os pequenos”, afirmou Ricardo.

“O que podemos fazer, do ponto de vista da desburocratização e do incentivo? Da participação de mais empresários dentro dos processos de licitação? Então, há uma série de estratégias que estamos discutindo junto com a sociedade civil e a gestão municipal para avançar”, complementou. “Acredito que daqui saiam ideias interessantes para fazermos este trabalho”.

O secretário municipal de Finanças e Execução Orçamentária, Rodrigo Bulhões, elogiou a parceria entre o Governo Municipal. “Temos procurado realizar um processo de interdisciplinaridade, de transversalidade, por todas as secretarias da Prefeitura, sobretudo as de Desenvolvimento Econômico, Finanças, a Secretaria da Mulher, que tem uma Sala da Mulher Empreendedora, o Conselho Regional De Contabilidade, a Associação Comercial e Empresarial de Vitória da Conquista e a Associação das Indústrias de Vitória da Conquista”, afirmou Rodrigo.

“Todos de forma muito colaborativa para que o empreendedorismo na cidade de Vitória da Conquista cresça cada vez mais”, concluiu o titular da Sefin.

#CONQUISTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima