Em uma operação de fiscalização realizada nesta quarta-feira (17), a Vigilância Sanitária e Ambiental (Visa) apreendeu um total de 430 quilos de produtos estragados e vencidos em estabelecimentos comerciais da cidade. Entre os itens recolhidos, chamou a atenção das autoridades sanitárias a situação de um açougue no bairro Vila Serrana, onde foram encontrados 80 quilos de carne podre, sem condições de consumo.
Além da carne deteriorada, a equipe retirou de circulação outros 350 quilos de alimentos diversos, incluindo produtos com prazo de validade expirado e mercadorias estragadas que estavam expostas para venda em restaurantes e supermercados. Todo o material apreendido foi imediatamente retirado dos locais e encaminhado para descarte seguro no Aterro Sanitário municipal.
Apesar da gravidade das infrações e do fato de alguns estabelecimentos estarem operando sem o alvará sanitário, não houve interdições imediatas. No entanto, os proprietários foram autuados com:
- Termos de Apreensão e Inutilização dos produtos;
- Notificações formais para regularização;
- Prazo de 8 dias para que os estabelecimentos se adéquem às normas sanitárias vigentes e busquem a regularização do alvará.
A Vigilância Sanitária informa que mesmo com o período de recesso administrativo da Prefeitura Municipal, neste final do ano, o órgão manterá equipes de plantão todos os dias, por se tratar de serviço essencial. O objetivo é garantir a segurança alimentar dos consumidores e fiscalizar o comércio em toda a cidade, sem interrupções.
“A prioridade é a saúde pública. Nossas equipes estão nas ruas para garantir que alimentos sem procedência ou estragados não cheguem à mesa do cidadão”, afirmou o coordenador da Visa, Maico Mares.
A recomendação aos consumidores é que fiquem atentos à cor, ao odor e ao prazo de validade dos produtos, além de verificar se o estabelecimento possui o selo de vistoria da Vigilância Sanitária. As denúncias podem ser feitas na Ouvidoria Municipal através do telefone (77) 3229-3480 ou pelo e-mail ouvidoriageral@pmvc.ba.gov.br. Também podem ser feitas denúncias pelo site https://falabr.cgu.gov.br/web/BA/Vit%C3%B3ria%20da%20Conquista.










