Na manhã desta sexta-feira (16), a Vigilância Sanitária e Ambiental (Visa), de Vitória da Conquista, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a fiscalização de estabelecimento comerciais, atendendo a Resolução 32/2026, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada no último dia 7, que determinou a proibição da comercialização, distribuição e uso de alguns lotes de fórmulas infantis das marcas Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino, da empresa Nestlé.
Segundo o coordenador da Visa, Maico Marés, a Visa está na rua todos os dias para cumprir normas legislativas com relação à vigilância sanitária. “Nós vamos percorrer alguns estabelecimentos comerciais, em vários bairros da cidade, com equipe multidisciplinar de fiscais composta por farmacêuticos, enfermeiros, odontólogos, fazendo a inspeção para ver se nós encontramos algum produto que esteja relacionado aos lotes da resolução. Caso esteja relacionado ao lote, será feita uma interdição cautelar”, explicou o coordenador da Visa, Maico Mares.
A medida tem caráter preventivo e a fabricante já iniciou o recolhimento voluntário no Brasil, assim como no resto do mundo, após a detecção da toxina em produtos provenientes de uma fábrica localizada na Holanda. Dessa forma, a empresa indicou a necessidade de um recolhimento global.
A motivação é o risco de contaminação por cereulide, uma toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus. O consumo de alimento contaminado por essa toxina pode causar vômito persistente, diarreia ou letargia, que é a sonolência excessiva, lentidão de movimentos e raciocínio, e incapacidade de reagir e expressar emoções.
Para mais informações acesse a resolução da Anvisa: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2026/proibida-venda-de-formula-infantil-com-risco-de-contaminacao-por-toxina .









