Centro de Convivência Conquista Criança reúne servidores e usuários para celebrar 28 anos de história

A celebração reuniu autoridades municipais, servidores e usuários do Conquista Criança e alunos da Escola Municipal Rainha da Paz

Nesta sexta-feira (26), a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), realizou uma ação para comemorar os 28 anos de existência do Centro de Convivência Conquista Criança. A atividade reuniu servidores e usuários do serviço para celebrar mais um ano da unidade. A comemoração contou com apresentações culturais e falas de autoridades municipais presentes na ação.

O Centro de Convivência Conquista Criança é uma unidade da assistência social que realiza a oferta do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Na unidade são desenvolvidas atividades socioeducativas como oficinas de percussão, violão, karatê, teatro, entre outras. O intuito é oferecer momentos de lazer, cultura e cidadania para os usuários do serviço, fortalecendo vínculos familiares e incentivando a socialização e a convivência comunitária.

O vice-prefeito, Aloisio Alan, participou da celebração e relatou estar contente, reforçando que a gestão municipal seguirá trabalhando para garantir que o serviço esteja cada vez mais presente no território. “Estamos proporcionando a essas crianças as condições para que cresçam, se tornem adultos saudáveis e possam escolher livremente suas profissões, honrando seus pais e mães. Em cada canto do nosso município, garantimos o acesso à assistência social e o direito à cidadania, cumprindo nosso compromisso de gestão. Isso nos enche de orgulho”, afirmou o vice-prefeito.

Estrutura modernizada e serviços ampliados

O Centro de Convivência Conquista Criança tem sido prioridade para a gestão municipal. Desde 2019, o serviço vem passando por mudanças estruturais para garantir sua adequação às diretrizes da Política de Assistência Social.

No último ano, o Governo Municipal entregou a unidade totalmente revitalizada para a comunidade, com nova pintura, refeitório, salas de atendimento do Cadastro Único, espaços adequados para oficinas de arte, música, esportes e inclusão digital, além de ambientes renovados para a convivência dos usuários.

“Nos últimos anos, temos trabalhado para revitalizar o Conquista Criança e qualificar os serviços ofertados, alinhando-os às diretrizes da política de assistência social. Essa é uma prioridade da gestão municipal, que tem se dedicado a ampliar as ofertas do Sistema Único de Assistência Social e aprimorar os espaços de atendimento. Hoje, esta unidade é um lugar de convivência, cidadania e fortalecimento de vínculos, onde crianças e adolescentes podem aprender, brincar e se desenvolver. Garantir esse direito é também reafirmar o compromisso da Prefeitura com a vida das famílias conquistenses”, destacou o secretário Michael.

A coordenadora do Centro de Convivência Conquista Criança, Carla Mascarenhas, que junto com a equipe da unidade foi responsável pela organização da celebração, ressaltou a importância da data para todos que fazem parte da história do serviço. “Celebrar 28 anos do Conquista Criança é celebrar a trajetória de muitas famílias e profissionais que passaram por aqui e ajudaram a construir essa história. Este espaço é de transformação, de oportunidades e de fortalecimento de vínculos. Nosso compromisso é seguir trabalhando para que cada criança e adolescente atendido aqui tenha condições de sonhar e trilhar novos caminhos”, afirmou Carla.

Mudando trajetórias de vida

Durante o evento foram realizadas duas apresentações culturais. A primeira com os usuários do grupo de percussão do serviço, intitulado Batuquê, e em seguida uma apresentação musical do grupo de flauta, com os alunos da Escola Municipal Rainha da Paz, que também participaram da comemoração.

Com 14 anos, Samuel Monteiro participa das atividades do Conquista Criança há pouco mais de dois anos. Para ele, o serviço tem desempenhado um papel fundamental em sua vida. “Para mim, este espaço é de extrema importância, pois contribui para a formação de cidadãos, tratando de temas relevantes para nossas vidas. Considero tudo muito positivo para nós, jovens e crianças, pois nos proporciona uma formação cidadã mais completa e consistente”, afirmou Samuel.

A técnica de referência da unidade, Renem Maellen, também comemorou os 28 anos e disse ficar muito contente por fazer parte dessa história, ressaltando que o serviço tem mudado trajetórias de vida. “Isso tem um significado muito importante para todos nós. Esse serviço tem sido redesenhado para se adequar à política de assistência social e isso é muito relevante. Acompanhamos a reforma da unidade no último ano e vimos a comunidade receber novamente este espaço renovado. Me sinto feliz e realizada, pois agora também faço parte dessa história que já tem quase três décadas”, destacou a servidora municipal.

#CONQUISTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima